Pages

Subscribe

24 de maio de 2009

Peixe Candiru

O Peixe Candiru é natural da Amazônia, é um peixe que se alimenta de sangue e chega a atacar o ser humano, seguindo o curso da urina, isso mesmo alguns pensam ser uma lenda essa história, mas não é não, ele sobe através da urina quando o homem faz xixi no rio, e entra no pênis do homem e se aloja no canal da uretra, de onde só pode ser retirado por cirúrgia.

17 de maio de 2009

Síndrome de Estocolmo

A Síndrome de Estocolmo é uma condição psicológica que ocorre em vítimas de sequestro, e tem esse nome devido a um assalto ocorrido em Estocolmo em agosto de 1973, quando assaltantes fizeram reféns por seis dias. Esses reféns quando liberados passaram a defender os seus algozes que os mantiveram em cativeiro por todo aquele tempo. Foi Nils Bejerol criminólogo e psicólogo que ajudou a polícia durante o assalto, quem tornou a Síndrome conhecida durante uma reportagem da qual participou. A Síndrome de Estocolmo acontece sem que a vítima tenha consciência do que está fazendo, pois elas identificam-se emocionalmente com os sequestradores e até mesmo chegam a gostar deles, num gesto desesperado de auto proteção. A Síndrome atinge vítimas de sequestro e vítimas de violência doméstica, neste último caso não é raro vermos mulheres e crianças defendendo maridos e pais que as agridem constantemente como se fosse normal a violência a qual são submetidas. A Síndrome ocorre como um refúgio da mente para se proteger da violência a qual a pessoa está sendo submetida.

11 de maio de 2009

Fotofobia

Quem sofre de fotofobia tem hipersensibilidade a claridade ou luz solar, o indivíduo afetado pela fotofobia sofre com algum problema ocular, causado geralmente por inflamações, infecções, alergias e também por alguma doença genética. Quem sofre de fotofobia deve sempre usar óculos escuros em ambientes externos e controlar a claridade das luzes artificiais em ambientes internos para amenizar o problema e evitar as dores de cabeça, geralmente constantes quando há exposição excessiva dos olhos a claridade. A fotofobia atinge de recém nascidos a idosos, e o problema ocular que mais gera fotofobia é o astigmatismo, distúrbio que causa alteração no formato da córnea. A fotofobia também ocorre em associação com a depressão e outros transtornos mentais.

1 de maio de 2009

Síndrome de Munchausen

A síndrome é uma doença psiquiátrica onde o indíviduo simula e provoca conscientemente sintomas de doenças, chegando até a correr perigo de morte, pois em alguns casos são capazes de se contaminar, e de se envenenar voluntariamente a ponto de serem submetidos a cirurgias de grande porte sem necessidade alguma, pois sabem que estão perfeitamente saudáveis, tudo pem busca de obter atenção por parte das pessoas a sua volta e até mesmo das equipes médicas.
Há também a sindrome de Munchausen por procuração, esta apresentação da doença costuma atingir pais de crianças pequenas, os pais acometidos por este mal, tem necessidade de fazer com que as pessoas acreditem que seus filhos estão doentes, e para isto inventam, sintomas e em alguns casos chegam até mesmo a intoxicarem repetidas vezes seus filhos e até a asfixiá-los quase até a morte, tudo para obterem atenção através de seus filhos.
É difícil acreditar mais as pessoas acometidas por esta doença tem consciência dos atos cometidos por ela contra seus filhos, os abusos são intencionais e premeditados.
Acredita-se que os indíviduos que sofrem deste mal, tenham convivido com alguma doença grave ou tenham sofrido algum tipo de abuso sexual, o fato é que esta doença está associada a problemas emocionais graves.
Essa doença é bem diferente da Hipocondria pelo fato de que o hipocondríaco acredita estar doente e não causa mal aos outros.