Pages

Subscribe

23 de agosto de 2009

Diverticulite

Diverticulite é uma inflamação que ocorre no intestino grosso, mas precisamente no divertículo ali presente, que é uma espécie de apêndice, uma cavidade oca que tem forma de uma pequena bolsa ou dedo de luva.
Esta doença atinge 8% da população mundial e ocorre quando um divertículo é obstruído por fezes ou alimentos não digeridos. Quando a diverticulite é moderada é tratada com antibióticos e analgésicos, mas há casos que se complicam, como quando ocorre obstrução intestinal ou perfuração do divertículo, nesses casos há necessidade de intervenção cirúrgica.
Essa doença pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, mas frequentemente atinge mais pessoas acima de 50 anos de idade.

12 de agosto de 2009

Gás Hèlio

O gás hélio é incolor e inodoro, é usado para encher balões e dirigíveis, e também para encher cilindros utilizados em mergulhos de grande profundidade. Mas o que torna o gás hélio curioso, é o fato de ser capaz de distorcer a voz humana, fato muito divulgado em programas de televisão, fato com o qual se deve ter muito cuidado, pois pode provocar sufocamento.
O gás hélio é capaz de distorcer a voz, porque é sete vezes mais leve do que o ar que respiramos, o que faz com que a velocidade com que a voz é reproduzida seja maior, também porque ao aumentar a velocidade do som, aumentamos a frequência do número de ondas sonoras.

5 de agosto de 2009

Areia Movediça

A areia movediça tão famosa nos filmes de ação, por ser nesses filmes capaz de engolir um homem, na verdade não é tão perigosa quanto tentam nos fazer acreditar nessas grandes produções cinematográficas, apesar da aparente realidade que esses filmes passam a areia movediça não é capaz de tragar um homem, pois ela não passa de areia fina misturada a água, que acaba por formar uma mistura que não suporta peso.
Não há casos conhecidos onde pessoas foram sugadas pela areia movediça, o que se sabe é que se um homem cair na areia movediça, e fizer movimentos bruscos, vai acabar por afundar um pouco mais, mas para se desprender basta fazer movimentos lentos.
A areia movediça pode ocorrer em qualquer lugar, desde que haja as condições necessárias para isso, mas ela tende a ocorrer principalmente em margens de rios, praias, beira de lagos e mangues.