Pages

Subscribe

23 de setembro de 2009

Catacumbas

Catacumbas são cemitérios subterrâneos onde eram enterrados os corpos dos antigos cristãos, ainda hoje existem catacumbas e muitas estão abertas para visitação publica, a mais visitada é a de São Calisto em Roma, que tem cinco andares subterrâneos e cerca de 20 mil corpos enterrados ali.
Acredita-se que durante a perseguição aos cristãos na Roma antiga, os mesmos se refugiavam nessas catacumbas para não serem mortos, e ali prestavam culto a Deus e quando morriam eram sepultados ali mesmo.
Nas regiões onde há catacumbas é proibido a circilação de veículos devido ao perigo de desabamento.

15 de setembro de 2009

Cisticercose

A cisticercose é uma doença provocada pela ingestão de alimentos contaminados com ovos de parasitas (taenia), a má higiene e o consumo de carne de porco mal passada ou crua são os principais causadores da contaminação por essa doença.
Cuidados básicos são a principal forma de prevenção contra o parasita que causa essa doença, deve-se sempre lavar as mãos antes de manusear alimentos e depois de defecar, deve-se também beber somente água filtrada ou fervida, e jamais utilizar água sem tratamento para regar plantações, recomenda-se também retirar as cascas das frutas ou mergulha-las em solução de hipoclorito de sódio por 15 minutos antes de consumi-las e jamais consumir carnes cruas ou mal passadas.
Os principais sintomas decorrentes dessa doença são vomitos, infecções na coluna, transtornos de visão, dores de cabeça constantes, convulsões etc...
Os sintomas variam de acordo com o orgão afetado. O diagnóstico dessa doença é bastante difícil, necessitando de vários tipos de exames para ser diagnosticada.
A cisticercose pode afetar musculos, cérebro e outros órgãos. Esta doença quando atinge o cérebro, pode até levar a morte.

1 de setembro de 2009

Psicofisiognomia

Ciência antiga que analisa o formato do rosto, o tamanho do nariz, dos lábios, das orelhas, do queixo, dos olhos, e da testa e por meio desse estudo aponta a personalidade, o psicológico, e outras características de um individuo. Para fazer a análise de um rosto, o mesmo é dividido em 3 partes: da testa a sobrancelha, da sobrancelha ao nariz e do nariz ao queixo. A primeira região demonstra o intelecto, a segunda o emocional e a terceira o instinto.
Cada parte do rosto revela uma característica, por exemplo:
Testa muito lisa: significa que a pessoa não usa a sua capacidade intelectual;
Testa com muitas rugas: significa pessoas tensas e com tendência ao desequilibrio emocional;
Nariz afilado: temperamento curioso e penetrante;
Nariz de batatinha: pessoas simples e que se contentam com pouco;
Lábios grossos: pessoas que necessitam intensamente de prazer;
Lábios finos: pessoas insensíveis;
Queixo largo: pessoas ambiciosas e voluntárias;
Queixo com furinho: pessoas com força de vontade, porém inseguras;
Olhos amendoados: pessoas falsas.