Pages

Subscribe

23 de janeiro de 2009

Sistema de castas na India

A divisão de castas é uma divisão social na sociedade Hindu, tanto na India quanto em outros países e populações da religião Hindu.
O sistema de castas originalmente eram quatro: os brâmanes (religiosos ou nobres), os xatrias (guerreiros), os vaixas (camponeses e comerciantes) e os sudras (escravos). Há também os párias ou dalit, que não possuem casta, que são considerados intocáveis, hoje são chamados haridchans ou haryans, indivíduos que não possuem qualquer direito.
Hoje a discriminação em função das castas é proíbida pela constituição indiana, mas censos recentes indicam que cerca de mais de 80% da população do país, continua a observar esse sistema.
A origem desse sistema baseia-se na divisão entre o imigrante ária de pele clara e descendência indoeuropéia e os nativos (dasya) de pele escura e considerados escravos.
No sistema de castas a condição social passa de pai para filho, impossibilitando a união entre casais de castas diferentes, e também almejar crescimento profissional, social, ou espiritual etc...
Aqueles que desobedecem as regras das castas são punidos severamente, são exclusos da casta a qual fazem parte, tornando-se um pária (intocável) um indivíduo sem qualquer direito, que nem mesmo pode ser tocado, porque isso implicaria em contaminação, aos parias só é permitido lhe dar com lixo, esgoto, cadáveres e outras coisas consideradas nojentas pelos hindus.


0 comentários:

Postar um comentário