Pages

Subscribe

15 de setembro de 2009

Cisticercose

A cisticercose é uma doença provocada pela ingestão de alimentos contaminados com ovos de parasitas (taenia), a má higiene e o consumo de carne de porco mal passada ou crua são os principais causadores da contaminação por essa doença.
Cuidados básicos são a principal forma de prevenção contra o parasita que causa essa doença, deve-se sempre lavar as mãos antes de manusear alimentos e depois de defecar, deve-se também beber somente água filtrada ou fervida, e jamais utilizar água sem tratamento para regar plantações, recomenda-se também retirar as cascas das frutas ou mergulha-las em solução de hipoclorito de sódio por 15 minutos antes de consumi-las e jamais consumir carnes cruas ou mal passadas.
Os principais sintomas decorrentes dessa doença são vomitos, infecções na coluna, transtornos de visão, dores de cabeça constantes, convulsões etc...
Os sintomas variam de acordo com o orgão afetado. O diagnóstico dessa doença é bastante difícil, necessitando de vários tipos de exames para ser diagnosticada.
A cisticercose pode afetar musculos, cérebro e outros órgãos. Esta doença quando atinge o cérebro, pode até levar a morte.


2 comentários:

Luciene disse...

Muito bom esse post,pois faz com que as pessoas se lembrem dessas doenças que ainda estão muito presente em nosso tempo, vezes por falta de higiene outras pela falta de cuidado com a qualidade e higiene dos alimentos, essa doença era muito divulgada tempos atrás, ams ultimamente não se ouve falr muito, mas ela ainda está ai e é perigosa, parabéns pelo post!!!

JULIA disse...

ADOREI!!!

Postar um comentário